Notícias

Comunicado SINUSC

A nova legislação trabalhista entrou em vigor em meados de novembro passado, com mudanças em mais de cem pontos da CLT, atingiu sobremaneiraos Sindicatos quando retira suas fontes de custeio, sem esta não há possibilidade de sobrevivência a não ser que a categoria o fortaleça através de sua associação, esta é voluntária, mas imprescindível para a continuidade do trabalho prestado e também para as demandas que a cada dia chegam, principalmente no que diz respeito as perdas dos direitos trabalhistas. Também prevê, entre outros pontos, que acordos entre empregados e empregadores se sobrepõem à legislação vigente, busca diminuir a ação da justiça do trabalho nas negociações entre as partes, permite o trabalho intermitente e o fatiamento das férias em três períodos, dentre tantas alterações refletidas na vida do trabalhador.

A Reforma Trabalhista começa, na prática, a desconstruir o trabalho histórico de proteção social desenvolvida no último século pelas entidades sindicais. De acordo com informação disponibilizada pelo MTE via Lei de Acesso à Informação (LAI), o principal subsídio que mantém viva a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores sofreu redução de 80% neste ano, se comparando com o mesmo período em 2017.

O cenário atinge, prioritariamente, o desenvolvimento do trabalho das entidades sindicais e os trabalhadores em situação de vulnerabilidade nas relações de trabalho. Em médio e longo prazo será inviável para as entidades sindicais assegurar assistência social, administrativa e jurídica aos trabalhadores. A Reforma Trabalhista chancela por meio de diversos instrumentos a sonegação de direitos trabalhistas, o que comprova o atentado à democracia social.

Mais uma vez ressaltamos a importância da conscientização da categoria dos Nutricionistas, para que se filie e contribua para o fortalecimento do SINUSC, pois sem o Sindicato forte não há avanços e nem manutenção de conquistas. Só para exemplificar, os bancários que é uma das categorias que tem mais direitos no Brasil, em Rondônia tem 95% filiados, enquanto o SINUSC tem menos de 5%.

Estamos num momento decisivo, fundamental para defender as conquistas que tivemos nos últimos anos, e o SINUSC precisa da filiação de cada Nutricionista, contribuindo com uma mensalidade de apenas R$ 12,50, que é paga anualmente.

 

FORTALEÇA SEU SINDICATO!

 

Associe-se http://www.sinusc.org.br/associarse