Notícias

SINUSC atua em leis estaduais e municipais

O Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Santa Catarina (SINUSC) tem atuado na esfera política dando parecer em projetos de leis e sugerindo alterações em leis, que tenham relação com a alimentação e a nutrição, principalmente as que envolvem as políticas públicas. O SINUSC está fazendo, junto o Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Alimentação Escolar no Território Catarinense chamado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina (CECANE), um levantamento na Assembleia Legislativa de Santa Catarina sobre projetos de lei e leis que tenham relação com a Nutrição, entre elas está a Lei Estadual 12.061 (a Lei das Cantinas), para sugerir alterações e aprimoramentos.

 

Outro exemplo de atuação do Sindicato na política, a pedido da Câmara Municipal de Florianópolis, foi a contribuição com um parecer sobre o projeto de lei 15.454/13, que obriga a especificação e divulgação da quantidade de calorias, presença de glúten e lactose nos cardápios de bares, restaurantes, hotéis, fast-foods e similares. O SINUSC sugeriu a inclusão não apenas de lactose, como também a presença de leite, pois a intolerância à lactose é diferente de alergia ao leite. Diferentemente da intolerância à lactose, que é causada pela deficiência na produção de lactase, a alergia ao leite ocorre quando o organismo vê a proteína do leite como um corpo estranho, um agressor.

 

Outra sugestão do SINUSC foi em relação ao glúten, para que tenha informação em todos os produtos e preparações. O sindicato alertou também para os que possam ter sido contaminados pelos mesmos durante a fabricação, por serem preparados no mesmo ambiente, ou mesmos utensílios para preparar diversos alimentos.